sábado, 17 de setembro de 2011

ENGENHO DE COMPOSIÇÃO

 Gentes.

Depois de um movimentado semestre de estréia (minha e de mais 3 novos professores de Artes da UESB - Jequié), eis que estamos prontos para nosso primeiro ritual de passagem. Trata-se da mostra ENGENHO DE COMPOSIÇÃO, onde serão apresentados para a comunidade de Jequié e região, com entrada franca, três espetáculos resultantes de disciplinas prático-criativas de Teatro e Dança.



O primeiro semestre vai apresentar o espetáculo LATUMIA ou A HISTÓRIA DE AMOR DE ROMEU E JULIETA, da obra de Ariano Suassuna, com direção de Roberto Abreu, já na sua terceira mostra, posto que é professor veterano, na casa desde a primeira turma do curso. Neste semestre, os estudantes de dança e teatro estão estudando o chamado tronco comum, e ocupam durante um ano, a mesma sala de aula.
20 e 21/09 (ter e qua) -18h e 20h





O 3º semestre de Dança apresenta a sua primeira coreografia, com orientação de Flaviana Sampaio, professora recém-chegada como eu, que encarou o duro desafio de já no primeiro semestre na casa, dirigir um espetáculo coreográfico completo. CABALÉ é uma provocação ao códigos do balé clássico, misturados ao universo do Cabaré. Uma provocação técnica e temática que resulta num espetáculo instigante, pelo que eu pude ver dos ensaios.
22 e 23/09 (qua e qui) - 18h e 20h



O terceiro semestre de Teatro está sob orientação de minha amiga (também caloura) Carla Meira Pires que ministra e disciplina Improvisação e Jogos Teatrais I. Essa turma coloca no palco o espetáculo VITRINE LUDENS, um jogo de cena inspirado nas memórias dos participantes. Carlinha também é retada, porque também encara a montagem de um espetáculo completo, já de chegada. A galera não tem medo de se jogar. Eu amo esse povo!
24 e 25/09 (sex e sáb) - 18h e 20h



INTERFACES POÉTICAS

Eu, Adriana Amorim, professora de Teóricas, vou expor discretamente entre as apresentações da noite, pequenos textos dramáticos produzidos por alguns dos estudantes do 3º semestre de teatro na disciplina INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO TEXTO DRAMÁTICO. As leituras serão feitas por professores do curso, sob minha orientação. A ideia é brincar com a relação entre estudantes e alunos, além de colocar os professores no palco, sobretudo os que não são de teatro e dança, para que experimentem esta estranha sensação de ser outro na frente de tantos. As apresentações seguem o roteiro abaixo:

QUARTA-FEIRA: entre as sessões de18h e 20h:

Leitura do texto Pão com Manteiga de Valter Amorim
Com os Profs. Marcos Aurélio Souza, de Literatura e Carla Meira de Teatro

QUINTA-FEIRA: entre as sessões de 18h e 20h:
Leitura do texto Vamos a la tierra de los pies juntos de Matheus Xavier
Com os Profs. Marcos Salviano, de Letras e outra professora que ainda estamos procurando...

SÁBADO:
Leitura do texto Chocóladra de Poliana Lopes
Com os Profs. Aroldo Fernandes, Roberto Abreu, Flaviana Xavier, Adriana Amorim, e outros que ainda estamos procurando...


Aroldo Fernandes, professor de TECNOLOGIAS APLICADAS À CENA e de ELEMENTOS DA MÚSICA PARA A CENA apresentará uma mostra de vídeos produzidos pelos próprios estudantes, incluindo roteiro, captação de imagens, edição e sonorização. A mostra estará exposta durante toda a programação.

Gostou?

Então, programe-se. Dê um pulinho no Centro de Cultura de Jequié entre os dias 20 e 25 de Setembro e veja a revolução artístico cultural que se ensaia no Sudoeste da Bahia.
Depois das apresentações, tem sempre um delicioso barzinho com boa comida, bebida, música e preço, esperando essa gente sedenta de cultura e alegria.
E vá se acostumando a essa mudança de eixo que acontece na Bahia, quando sair o interior e ir para a capital deixa de ser a única rota possível quando se fala em turismo cultural.
Além das festas juninas, essa inversão de direção já acontece com o Festival de Inverno, o Festival de Lençóis, Festival de Jazz da Chapada, as apresentações de óperas na Casa dos Carneiros de Elomar Figueira, em Conquista e tantos outros eventos que eu com certeza estou esquecendo.

Abra sua cabeça, pegue sua mochila e venha nos prestigiar.

Tem muita gente feliz aqui esperando para compartilhar dessa felicidade de estar vivo, de fazer arte, de viver o interior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário