segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SEGUINDO MACBETH - EM CARTAZ NO XISTO BAHIA

Seguindo Macbeth
O rebanho de atores tem no imaginário popular sua maior referência. A teatralização do cordel Militão, Brosogó e o Diabo, de Patativa do Assaré, ou a cordelização do clássico francês de Edmond Ronstand, Cyrano de Bergerac são talvez nossos maiores ícones.

Mas, em 12 anos de existência, o rebanho não se acomodou nessa compreensão estilizada do popular e boa parte destes anos de trabalho é dedicada ao estudo da obra de William Shakespeare, o grande homem do teatro popular.

Adaptção do rebanho de atores - Prêmio Carlos Petrovich - FUNCEB

O Sertanejo, Os Ovos de Militão















Alam Félix além da paixão incodicional pelo bardo inglês, tem um aprofundado conhecimento de parte de sua obra, das teorias sobre seu trabalho e de sua biografia. São horas e horas de leitura diletante, por puro prazer. De Heliodora a Harold Bloom, ele lê como se lesse um romance leve. E eles não são leves. Não pra mim...

Eu respeito o ídolo, mas a paixão não chega a ser nada avassalador. Admiro seus diálogos, os personagens me encantam, as histórias, e muitas das re-leituras de sua obra também me chamam atenção, mas definitivamente não é minha grande tara.
Do Cyrano, adaptação do rebanho de atores para Cyrano de Bergerac, no auditória do Colégio Noêmia Rêgo, em Valéria. Projeto vencedor do Edital Myriam Muniz de Teatro - 2007

Talvez por isso mesmo, em determinado momento do grupo, nós nos dedicamos a nossos projetos pessoais. Eu toquei o Solo Compartilhada, com texto e direção minha, inspirados em Denise Stoklos, Caetanos Veloso, Torquato Neto e, sobretudo, na minha cachaça particular, Adélia Prado. Alam tocou Seguindo Macbeth.



Seguindo Macbeth ficou em cartaz na Sala 5 da Escola de Teatro, como mostra da disciplina na qual foi gerado, depois apresentou-se no Festival da Cooperativa, o Lá Vem a Cooperativa Ano II, e em uma versão reduzida, com direção de André Mustáfá, foi um dos finalistas baianos do Festival de peças curtas do Rio de Janeiro.
Nesta adaptação, a figura do rei sanguinário ganha as ruas de um lugar qualquer, de um tempo qualquer e suas inquietações, dúvidas, vaidades, maldades desfilam na nossa cara, de um jeito agressivo, cruel, tosco.
Um exercício de pesquisa de ator, de experimentações cênicas, de transposição de universos, enfim, uma ousadia que talvez incomode, mas que em nada deixa a desejar às inúmeras experiências contemporâneas de encenação.

Deixo o restinho para vocês irem conferir e volto a comentar depois da estreia, com direito a Gol do Espetáculo e Dez Minutos com...
Vejo todos lá, nas quintas-feiras de agosto, sempre às 20h no Xisto. Eu não me lembro o valor do inrgesso, porque sabem como é, né, a pessoa tá em Jequié e não dá pra produzir nessa loucura.

Vale sempre lembrar que esta temporada faz parte do projeto COOPERATIVA EM CENA que durante todo o ano ocupa diversos teatros da cidade com espetáculos do repertório de seus grupos. vale a pena entrar no blog da cooperativa (clique aqui) e conferir a programação.

Espero vocês no teatro e depois a gente toma um café aqui no blog, debatendo e comentando a peça do meu querido parceiro de grupo e amor pra vida toda...


SERVIÇO

Seguindo Macbeth
Texto: Cícero Ferreira
Direção e atuação: Alam Félix
Teatro Xisto Bahia
Todas as quintas de agosto
20h



.

Um comentário: