quinta-feira, 2 de setembro de 2010

I Colóquio sobre História do Teatro no Piemonte Norte do Itapicuru - O Centenário de José Carvalho (1910-2010)

Hoje é aniversário do queridíssimo Reginaldo Carvalho, professor, ator, diretor, pesquisador, virginiano, como eu, e batalhador (muito mais do que eu) pelo teatro e pelo desenvolvimento de ações das mais diversas no interior da Bahia. Seu mais novo feito é a realização do Colóquio citado aqui, a acontecer neste final de semana com uma programação deliciosa e provocadora. A seguir descrição do evento, como está sendo divulgado na mídia.

Um grande abraço aos participantes deste lindo evento, que sem dúvida é parte da História do Teatro Brasileiro.



A História do Teatro no semi-árido da Bahia é o tema principal do I Colóquio sobre História do Teatro no Piemonte Norte do Itapicuru, que será realizado entre os dias 04 e 07 de setembro no município do Senhor do Bonfim, distante 376 km da capital.

O evento debaterá as práticas teatrais na região, durante todo o século XX, envolvendo os nove municípios que compõem o Território de Identidade 25 (Senhor do Bonfim, Jaguarari, Andorinha, Filadélfia, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Pindobaçu, Antônio Gonçalves e Campo Formoso). Além disso, o evento homenageará o Centenário (1910-2010) do diretor e dramaturgo bonfinense José Carvalho, um dos precursores do teatro na região.

Na abertura do Colóquio o grupo de teatro Aroeira Cênica (Senhor do Bonfim) irá apresentar a remontagem do espetáculo Condenado Inocente, uma das peças do homenageado, montada nos anos 50 e 60. Outros grupos teatrais também farão parte da programação no decorrer do evento, é o exemplo da premiada companhia Finos Trapos (Vitória da Conquista/Salvador). Além de mesas redondas sobre a história do teatro, haverá homenagem a antigos artistas de teatro, lançamento de cordel, exposições, alvorada e outras atividades no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho e no Centro Educacional Sagrado Coração. “As atuais pesquisas sobre teatro no Brasil e no mundo mostram a grande necessidade do registro da história dessa arte milenar em diferentes contextos culturais. Posteriormente iremos lançar um livro com o registro de todo o encontro”, destacou Reginaldo Carvalho, um dos coordenadores do evento.

A realização do Colóquio conta com o patrocínio de Microprojetos, do Programa Mais Cultura (Ministério da Cultura - MinC). Além da parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste (BNB), Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) e apoiadores locais. A organização ficou por conta da ganhadora do edital Microprojetos, Alexandrina Carvalho, do Grupo Teatral CANOART, além da coordenação dos professores Reginaldo Carvalho e Ângela Reis. Os organizadores buscaram a parceria do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, através do Grupo de Pesquisa Tradição e Contemporaneidade no Teatro Brasileiro e do Curso de História da Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim

 
CENTENÁRIO: José de Souza Carvalho, ou Zé da Almerinda, como era chamado por muitos devido ao nome da sua mãe, nasceu em Senhor do Bonfim-BA em 1910 e faleceu na mesma cidade em 1974. Entre os dados biográficos de José Carvalho destacam-se: a temporada de seis meses no Circo Merediva; a localização da sua residência próxima a um terreno onde companhias circenses se instalavam; e a função de estafeta na Viação Férrea Leste Brasileiro - aonde chegavam muitas companhias circenses - como fatores preponderantes para a constituição da sua identidade artística. Essas experiências pessoais e estéticas culminaram com a criação de um Quintal-Teatro, lugar em que as peças deste artista eram ensaiadas e apresentadas antes da sua transferência para os auditórios do Instituto de Assistência à Infância, Salão Paroquial, e Ginásio Sagrado Coração, Marista. O resultado foi a criação de um teatro popular fruído por moradores de Senhor do Bonfim e de outras cidades do Piemonte Norte do Itapicuru, onde as suas peças foram apresentadas. José Carvalho tem sido considerando entre os pesquisadores brasileiros do circo-teatro como um importante representante da teatralidade circense no semi-árido da Bahia em meados do século XX. Entre outras peças, escreveu e montou: Suplício materno, Filho do mar, Família maldita e Condenado inocente.


SERVIÇO:

O quê: I Colóquio sobre História do Teatro no Piemonte Norte do Itapicuru
Quando: 04 a 07 de Setembro (manhã, tarde e noite)
Onde: (Senhor do Bonfim, Jaguarari, Andorinha, Filadélfia, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Pindobaçu, Antônio Gonçalves e Campo Formoso)
Contatos: (71) 8753-8636
reginocarvalho@hotmail.com
(74) 9121-3671
xanda_xanbinho@hotmail.com





http://mais.cultura.gov.br/2010/08/23/i-coloquio-sobre-historia-do-teatro-no-piemonte-norte-do-itapicuru/

5 comentários:

  1. Caríssima Adriana, que bom saber que você é blogueira. Essa é a melhor ferramenta das tecnologias recentes. Adorei sua forma tranquila e despojada de se apresentar. Estarei no Colóquio falando um pouquinho sobre o grupo Nós-nas-tripas, onde reginaldo criou asas e eu virei galã. Visitarei sempre pra saber das novidades e o que se passa nessa cabeça raspada, no momento. Abreijos pro alam e garotada.
    Jotacê

    ResponderExcluir
  2. Jota, querido, que bom ouvir (ler) suas palavras. Eu sou viciada em blog, tanto para ler quanto para escrever. Vc tem blog? Quero conhecer. Bjo enorme. Bom colóquio!!!

    ResponderExcluir
  3. Querido Regi, amo e admiro tanto. Toda felicidade e sucesso pra ti. Triste por não poder participar do evento.

    ResponderExcluir
  4. O Colóquio foi maravilhoso!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho dúvidas. Agora uma bobagem para desopilar. Quando eu disse que Régi tava no colóquio, alguém disse que parecia coisa de seu Creison. "Você coloca?" "Eu colóquio..."
    rsrsrs. Adorei isso.

    ResponderExcluir